A Nab Show 2018 terminou e tivemos dezenas de novidades em diversos setores: games, novas soluções e transmissões por IP Broadcast, gadgets robóticos, drones com sensor para evitar colisões, e diversas outras novidades. Mas vamos abordar um pouco da Nab Show 2018 no foco da produção audiovisual e quais serão os impactos no dia a dia de quem realiza a produção de vídeo, cinematografia e áudio profissional.
- O 4K é uma realidade e novas tecnologias estão aprimorando a qualidade e o fluxo de trabalho.
Não se fala mais em FullHD e nem inovações para esta resolução, o 4K é uma realidade, seja para captação de conteúdo com mais resolução, até mesmo em soluções para a entrega ao consumidor final em streaming ou televisivas. Na Nab Show 2018 vimos algumas soluções que vem para inovar o workflow e aprimorar o 4K
- Conexão 12G: o que era realidade somente de algumas fabricantes, agora se disseminou entre as principais marcas. A conexão 12G leva o sinal entre um equipamento a outro por apenas um cabo SDI, permitindo assim, switchers, monitores e câmeras, receberem sinais de forma mais simples e com a qualidade total 4K.


- HDR 4K: Outra tecnologia ao qual a resolução 4K se beneficiou foi o HDR, alto alcance dinâmico (a razão entre o valor mais claro e o mais escuro de uma imagem), este recurso já é encontrado em televisões 4K para os consumidores, porém o que se viu na Nab show foi tecnologias para a captura e o workflow do HDR, não apenas uma simulação no televisor do consumidor final, mas sim uma produção em um verdadeiro HDR 4K

- Produção vivo em 4K: Um dos fatores que ainda deixava muito produtores de pé atrás com o 4K era a realidade de uma produção ao vivo em 4K e as suas compatibilidades, porém o que vimos na NABShow 2018 foi switchers de produção ao vivo, protocolos de rede, armazenamentos, drives, placas de captura e hardware voltados para uma produção completa ao vivo e pós em 4K





- Protocolos por IP ao alcance de todos.
Enquanto o mercado de televisão que chamamos “broadcast” aprimora o seu protocolo de produção por IP, que demanda alta capacidade de banda em uma rede estruturada e de alto custo, vimos se tornar uma realidade na Nab Show 2018, o NDI, protocolo de comunicação desenvolvido e já apresentado pela Newtek e que agora tomou força com diversas fabricantes desenvolvendo equipamentos, switchers, câmeras robóticas, softwares de produção ao vivo que integram esta tecnologia, onde em um cabo de rede em um único ambiente de produção interconectado, onde qualquer dispositivo pode se conectar a qualquer outro dispositivo—e cada fonte é também um destino—a produção ao vivo tem possibilidades ilimitadas.

-
- Novas soluções para produções ao vivo
Depois da revolução criada pelo Tricaster da Newtek e dos ATEMs da Blackmagic Design, houve uma disseminação grande de produções ao vivo pela internet, baixando cada vez mais o custo e movimentando o mercado de produção de vídeo.
Isto chamou a atenção das mais tradicionais fabricantes do setor, que se “mexeram” para lançar soluções profissionais para o mercado de streaming profissional.


- Um novo passo em sensor para cinematografia digital
Sensores maiores são sinônimos de mais profundidade de campo e mais leitura de informação pelo sensor.
Na cinematografia digital o sensor super 35mm não é mais a referência, com os novos lançamentos de super sensores full frames, as fabricantes estão apostando em mais resolução, mais informações chegando ao sensor para buscando maior qualidade em 4K.


- Jornalismo móvel – áudio profissional para celulares
Falamos bastante de vídeo, mas tivemos novidades também em áudio pelas grandes fabricantes do setor. Porém quero destacar as principais, que são a captura de áudio com soluções profissionais para jornalismo com celular.
Tanto a Shure, quanto a Sennheiser estão apostando em microfones para smartphones, com soluções que vão desde novos microfones e conexões com os dispositivos, a aplicativos que gerenciam captação, gravação, tipo da cápsula e muito mais.


- Soluções em estabilizadores e travellings
Não quero destacar aqui as soluçõs DJI, pois não tivemos grande novidades e também não são de alcance de todos os usuários.
Quero destacar aqui, algumas soluçõs interessantes da fabricante E-Image, que além do ótimo custo x benefício, renovou sua linha com suportes em fibra de carbono, resistentes e mais leves, e travelings com motores controlados por aplicativos que além de programar os movimentos, pode controlar a velocidade do ponto A ao ponto B, prometendo realizar time lapse.


DJI Ronin 2
- 8K uma realidade no horizonte.
Já houve muita discussão sobre se realmente irá ser viável a tecnologia 8K, já que para nossa realidade, em muitas emissoras no interior do Brasil ainda está em processo final de digitalização e indo pro Full HD. Mas na Nab Show 2018, diversas fabricantes deixaram claro que o 8K é viável de diversas formas, sendo como um captador geral, onde pode ser “retirado” diversas imagens em Full HD, mas algumas ousaram em mostrar que já é possível uma pós produção e um workflow em 8K.


Estas foram apenas algumas das novidades apresentadas na Nab Show 2018, se você quiser “viajar” virtualmente, acesse nosso Facebook, e interaja pelas fotos e vídeo em 360º.
Acompanhe outras matérias e novidades dos nossos Colunistas