Qual a diferença entre DSLR Interframe e Intraframe e quais os impactos na escolha na melhor DSLR para vídeo ?
Compressão interframe x Intraframe
Dois nomes parecidos que fazem bastante diferença em termos de tamanho de arquivo e qualidade final.
As melhores câmeras DSLR que fazem vídeo (como a Canon 5D mark III e a Panasonic GH3) são as que oferecem estes dois tipos de compressão.
Basicamente quando falamos em intraframe, estamos falando de arquivos maiores, com compressões mais simples, ou seja, cada quadro é comprimido de uma mesma maneira, desta forma cada frame é “dobrado” da mesma forma e isso vale para todos os frames. Esta tecnologia gera arquivos de maior qualidade porém maiores do que os compactados pela tecnologia interframe.
São exemplos de codecs intraframe :
. MJPEG-JPEG
. ProRes
. DNxHD
. Cinema DNG
já a compressão interframe leva em consideração o conjunto de quadros, é um algoritimo muito mais complexo, que gera arquivos menores, entretanto é exigido do computador um poder muito maior de processamento.
São exemplos desta tecnologia de compressão :
. H.264
. MPEG4
. MPEG2
. AVCHD
. XDCAM
. XAVC
Em termos de DSLR, como já mencionei em posts anteriores, os melhores equipamentos são os que oferecem os dois tipos de compressão, deixando para o usuário escolher, dependendo do trabalho a ser realizado, qual a melhor compressão a ser utilizada.
Mais uma vez voltando à Canon 5D mark III, muitos perguntam qual o motivo de investir em uma câmera destas para produzir vídeos, se modelos mais simples , como a t5i já o fazem. O grande benefício é justamente a possibilidade da geração de arquivos maiores (a exportação de arquivos via ilha de edição, tende a perder a qualidade original, desta forma , se trabalharmos com arquivos maiores, a despeito da perda de qualidade na exportação, o resultado será ainda um arquivo de qualidade).