A exposição é entendida como o percentual de luz que permitimos entrar na câmera. A exposição controla o percentual de brilho de sua tela, a maioria das câmeras digitais possui uma gradação entre 0 e 100 onde o zero seria a ausência total de luz enquanto o 100 o máximo de luz.
Uma exposição correta jamais terá um nível de brilho maior que 100 (brilho absoluto) nem jamais uma exposição abaixo de zero (preto absoluto).
Uma exposição que fica extremamente clara ou escura é denominada de clipada, em takes clipados o problema é a perda de detalhes.
Uma das mais valiosas características de uma câmera é o quanto de range dinâmico ela possui, isto é, quantos “stops” entre branco e preto ela consegue capturar, isto é valioso na pós produção, justamente por armazenar mais detalhes da cena.
Uma exposição correta fica sempre em um número posicionado entre 0 e 100; valores próximos a 100 indicam superexposição (brilho ou luz demasiada); já valores próximos a zero indicam uma subexposição (muito escuro).
Câmeras que oferecem histograma, são muito valorizadas pois como o histograma é uma das ferramentas mais úteis para se analisar exposição.
Muitas câmeras possuem o recurso de auto exposição muito apurado e na maioria das vezes consegue uma exposição perfeita no automático.
Há no entanto situações muito difíceis de luz em que devemos conhecer as ferramentas de exposição no modo manual para conseguirmos fazer o registro correto da cena.
Temos alguns posts falando exatamente sobre os pilares da exposição mas sempre é bom relembrar estes conceitos importantes:
1) ISO: Conceito que vem lá do cinema e da fotografia…. ISO. (Ou ganho na caso das camcorders).
A ISO tem a ver com a sensibilidade do sensor da câmera.
Quanto maior o número, mais sensível à luz, Menor o número. Menos sensível…
O mesmo se aplica às câmeras de vídeo: Quanto maior o ganho maior a luz, e maior a granulação.
A recomendação é manter o ISO no menor valor possível, pois altos valores de iso geram granulação.
IGUALmente nas camcorders, onde o ganho ideal é 0dB.
2) Abertura
Abertura nada mais é do que um “buraco”. Na frente da lente produzido por um conjunto de lâminas que alteram o tamanho do buraco, deixando passar mais ou menos luz.
Aqui uma informação que confunde um pouco, porque quanto menor o nr, maior é o tamanho do buraco e mais luz entrará por ele. Do mesmo modo quanto maior o número menor o buraco e consequentemente menos luz passa por ele.
Estes números são conhecidos com F/stops (stops). Explicando de uma maneira bem simplificada) cada lente possui um determinado range de f-stops, por exemplo uma xa11 vai de 1.8 (maior buraco) até F16 (menor buraco)
A abertura controla a profundidade de campo, que é a coisa mais simples do Mundo para entender:
Significa simplesmente o quanto em foco na frente e atrás do ponto que se está focando…
Aqui a regra é quanto menor o número f-stop menor a profundidade de campo. (Isto é porque em menor fstop entra muito mais luz, e favorece o desfoque…)
Já quanto maior o número f-stop menor a quantidade de luz e menor o desfoque (aumentando a área em foco da imagem).
3) Shutter Speed
Shutter speed é como se fosse uma “persiana” consolando o tempo que a luz vai passar…
Esse tempo de exposição é medido em segundos, sendo o tempo que o shutter fica aberto…. Vamos ver suas conseqências:
Temos por exemplo 1/30 , 1/60 . 1/100 quanto maior o denominador mais rápida a exposição.
- Em câmeras de vídeo costumamos deixar o shutter configurado para 2x o valor do Frame rate, ou seja, gravando a 30 quadros por segundo deixamos o shutter para 1/60.. , observe que se alterarmos para 1/30 a quantidade de luz será ainda maior…
O shutter também controla o. “Motion blur”…. Que é o quanto que um elemento em movimento está nítido….
Um shutter 1/30 deixa entrar muito mais luz do que 1/100 porém os movimentos tenderão a ficar mais “borrados” , logo para esportes o shutter precisa ser o mais rápido possível. 1/6000…. Quanto maior este denominador mais rápida a exposição. E mais nítido será um movimento….
Resumindo…. A primeira configuração é ISO. (Ou ganho) …. Deixamos no menor valor possível.
segundo…. A abertura, olhamos para o objeto e vemos o quanto de profundidade de campo desejamos ter ( por exemplo….se é apenas uma pessoa em foco… podemos colocar uma abertura por exemplo em f2…. Já se são. 8 pessoas lado a lado… melhor fechar um pouco mais a exposição para. Aumentar a profundidade de campo até que todas estejam em foco…)
Terceiro o shutter speed…. O quanto de “motion blur” queremos…
Quando observamos o objeto a ser gravado e constatamos que está muito escuro e necessita mais luz, temos estes três componentes para configurar até chegar à perfeita exposição…. Posso por exemplo diminuir o shutter speed…
e verificar o quanto de motion blur é desejável na minha composição… segunda coisa mexer na abertura, diminuir o nr fstop. (Para aumentar a luz) e observar até quanto estamos em foco…. A ÚLTIMA COISA A SE FAZER É AUMENTAR A ISO OU O GANHO, ESPECIALMENTE NAS CÂMERAS DE VÍDEO, O GANHO É ELETRÔNICO E PODE CAUSAR DEGRADAÇÀO DA IMAGEM.
4) Quarto elemento no controle da exposição:
Este quarto elemento é uma arma secreta que algumas câmeras possuem; os filtros ND,filtros que bloqueiam a entrada de luz mais forte. Exatamente a função de óculos escuro para a câmera quando exposta a uma intensa luz solar.
Os filtros ND (neutral-density) fazem exatamente este papel.
Curiosidade:
Há um tipo de filtro ND com graduação, que é mais escuro na parte de cima e mais claro na parte de baixo; os takes de paisagens com brilho de sol são particularmente beneficiados com este tipo de filtro, contribuindo com uma exposição perfeita.
5) O “quinto componente” da exposição: Controle do contraste.
outra coisa que você pode fazer se tiver elementos escuros e brilhantes é lançar luz extra no assunto escuro para aumentar os valores escuros mais próximos dos mais claros.
Por este motivo que vemos gravações de cena na praia utilizarem de luzes no objeto, uma forma de tornar os tons escuros mais próximos dos claros. e melhorar o contraste.
Conclusão:
São muitas variáveis que envolvem uma exposição apropriada, dependerá inclusive do tipo de assunto e qual o look que pretende atribuir à sua gravação