Como utilizar slow motion
Não dá para falar de slow motion sem mencionar a cena do Tiroteio no lobby de Matrix.
Para muitos esta é a melhor cena em slow motion em todos os tempos.
A câmera lenta é muito utilizada em esportes e no cinema transmite sentimento.
Lembramos que o filme nada mais é do que uma sequência de fotos tiradas em um segundo pela câmera.
Na realidade, os vídeos são uma série de fotos (frames) mostradas uma após a outra em rápida sucessão.
Quando gravamos um vídeo, uma câmera geralmente tira 24 fotos por segundo (também conhecido como quadros por segundo: FPS).
Quando assistimos ao vídeo, ele é reproduzido a 24 FPS, com cada imagem permanecendo na tela por aproximadamente 42 milissegundos.
Devido a um conceito conhecido como persistência da visão, a série de imagens estáticas parece ser um vídeo em movimento.
O Segredo do slow motion é justamente gravar a cena a uma taxa maior de frames por segundo e reproduzi-lo a uma taxa menor.
É assim que uma câmera lenta é obtida, um vídeo reproduzido a uma taxa de quadros mais lenta do que foi gravada.
Se um vídeo gravado a 60 FPS for reproduzido a 24 FPS, cada segundo da vida real será traduzido em 2,5 segundos de vídeo.
Este é o segredo da câmera lenta.
Alguns diretores adoram utilizar este recurso em seus filmes.
Slow motion transmite emoção para a cena, mas deve ser planejado com antecedência.
Não adianta gravar um filme em 24 quadros e aplicar um slow motion na ilha de edição, pois o resultado não será satisfatório.
Como utilizamos este recurso então?
Planejar com antecedência uma cena em slow motion requer a configuração correta da câmera e a escolha do frame rate correto.
Já falamos sobre frame rates neste blog.
Na tabela abaixo os frame rates mais conhecidos
24 fps — Usado no cinema
25 fps — Usado em países europeus.
29.97 fps —Por razões técnicas a TV utiliza 29.97 fps no lugar de 30 fps.
30 fps — Usado para aplicações não broadcast (TV)
50 fps — Na Europa, em vez de 60 fps, por razões de frequência utiliza-se 50 fps.
59.94 — Taxas altas de frame (High frame rate) usado nos Estados Unidos.
60 fps — Taxa alta de frames usada para aplicações não broadcast (TV)
Assim como já falamos sobre o segredo de gravar mais frames por segundo.
Algumas câmeras gravam até 120 frames por segundo ou mais.
Há alguns desafios quando gravamos em slow motion.
Precisamos lembrar da velocidade do obturador.
Quando gravamos mais frames por segundo o obturador da câmera vai abrir e fechar mais rapidamente.
Logo chegará menos luz em cada quadro individual, isto fará com que o take em slow motion fique mais escuro.
A dica aqui para corrigir este inconveniente é utilizar luzes mais fortes, para igualar aos takes gravados em 24 fps.
Agora que sabemos as particularidades do slow motion, é só colocar o conhecimento em prática.