Como utilizar o shutter speed para controlar motion blur e exposição
Entender como funciona o shutter speed é crucial tanto para fotógrafos quanto para videomakers pois além de produzir imagens de maior qualidade, auxilia também na produção de efeitos nas fotos ou gravações.
Aquelas fotos de esporte com o atleta congelado, ou mesmo no automobilismo o automóvel perfeitamente congelado na foto sem rastros, recursos para melhorar a exposição em condições extremas de luz, ou ainda eliminar o flicker do seu telã; tudo isso são coisas que só podem ser produzidas com a manipulação consciente do shutter speed.
A proposta aqui é fazê-lo entender realmente como o shutter speed funciona e como tirar proveito dele.
Para entender o que é shutter vamos falar de duas coisas:
frame rate e shutter de câmera de cinema.
O frame rate refere-se exatamente ao número de quadros por segundo que a câmera está configurada para capturar.
Os frame rates mais comuns são 24 fps, 30fps e 60fps.
As câmeras de cinema sempre trabalharam em 24 quadros por segundo, pois segundo consta é a cadência que mais se assemelha à visão humana.
As primeiras câmeras de cinema (antes da era digital), capturavam 24 quadros por segundo e possuiam um shutter físico que era nada mais nada menos que uma metade de uma circunferência; ou seja, uma peça de 180 graus que girava, deixando passar a luz para o sensor da câmera através da sua metade aberta.
Nas câmeras atuais o shutter é eletrônico mas o princípio permaneceu o mesmo apenas em vez de graus o cálculo é em fração de um segundo.
Vamos comparar os ângulos das antigas câmeras de cinema com a fração de segundo das câmeras atuais:
Imaginando a metade de circunferência girando, deixará passar a luz somente na metade que falta (180graus). Logo imaginando 24 frames por segundo essa circunferência rodando, deixando passar a luz somente na metade. A conta fica fácil:
24 frames por segundo =. 1 segundo / 24 frames = 1/24
Lembrando que deixará passar somente metade da luz (meia circunferência) =. a metade de 1/24. =. 1/24 x 1/2 = 1/48
Logo 24 fps o shutter é configurado a 1/48
Seguindo esse raciocínio chegamos em. 30 frames por segundo:
1/30 x 1/2 = 1/60
Deduzimos que a primeira regra do shutter é configurá-lo a duas vezes o frame rate.
Ainda no caso das câmeas de cinema o shutter pode ser configurado em outros ângulos além do 180. (praticamente qualquer ângulo).
Vamos imaginar 3/4 da circunferência:
Ele deixará passar a luz em 1/4 da circunferência = 90 graus
Neste caso a conta fica. 1/24 (24 frames em um segundo) x 1/4 = 1/96
Todos os frames do frame rate receberão exatamente a mesma quantidade de luz.
A quantidade de luz afeta diretamente o montante de blur (borrado) que a câmera vai registrar.
Quanto mais tempo cada frame for exposto, mais blur teremos, e quanto menos tempo menos blur.
Vamos à primeira aplicação:
1) Fotos de cachoeira
Logo para produzirmos aquele efeito cachoeira basta aumentar o tempo de exposição. Mas qual o tempo de exposição exato?
Neste caso o valor do tempo de exposição ficará normalmente entre meio segundo e 2 segundos (podendo ser mais).
Obviamente que quando alteramos o tempo de exposição, alteramos a quantidade de luz, e devemos lembrar que teremos dois fatores para controlar.
Principalmente a abertura.
Em posts anteriores já mostramos como abrir um f-stop dobra a quantidade de luz que entra na câmera, ao passo que fechar um f-top significa metade da luz.
Quando aumentamos o shutter speed precisamos compensar na abertura (em câmeras fotográficas a dica aqui é selecionar o modo prioridade de abertura vai facilitar)
A ISO por sua vez deve ser a mais baixa possível, visto que, como mostramos em posts anteriores, quanto maior ISO maior a sensibilidade à luz.
Outro cuidado aqui é deixar a câmera sobre um tripé para ter uma perfeita estabilização na imagem.
2) Estabilização de movimento
Fotos de veículos em alta velocidade perfeitamente congelados enquanto o fundo está com blur (borrado) ou estabilizar as espátulas de um ventilador, são aplicações que utilizamos com o shutter speed o mais rápido possível.
Queremos nesta aplicação congelar apenas a parte dinâmica do frame, isto é, o veículo (o atleta, as espátulas do ventilador) que está em movimento.
Algumas providências fundamentais são:
- deixar o foco em automático
- configurar a câmera para vários disparos (você obterá uma sequência de fotos para escolher a melhor)
- ajudará configurar sua câmera para prioridade velocidade
- o shutter speed aqui uma velocidade lenta, tipo 1/15 1/8 por exemplo
acompanhe o movimento do objeto enquanto aperta o disparador.
Obviamente que as coisas se complementam.
Se estiver aplicando esta técnica a uma camcorder precisará lembrar que existem vários frame rates possíveis.
Normalmente quanto mais frames por segundo estiver configurada a câmera a tendência será um quadro com um congelamento de movimento melhor.
Lembrando da regra geral que é configurar o shutter speed minimamente igual ao dobro do frame rate, caso sua câmera não tiver o número exato configure o mais próximo possível do dobro do frame rate (no mínimo).
As configurações ideais vão precisar de algumas tentativas, pois diferentes frame rates pedem diferentes configurações de shutter para ficarem um congelamento perfeito, me concentrei aqui a passar a técnica e a explicação que existe por trás destas fotos com efeito.
3) Controle da exposição
Condições extremas de falta de luz podem ser compensadas pelo shutter speed.
Lembrando da regra que diz: quanto maior o tempo de exposição mais luz, e quanto menor o tempo de exposição menos luz.
Logo maior tempo de exposição produz imagens mais claras enquanto menor tempo de exposição produzirá imagens mais escuras.
Isto porque velocidades mais lentas irão expor por mais tempo o sensor à luz, enquanto as velocidades mais rápidas vão expor o sensor a menos luz.
Usando o shutter duas vezes mais lento podemos compensar fechando a íris em um f-stop, visto que cada f-stop dobra (quando abrimos um ponto) ou divide por dois a luz (quando fechamos um f-stop).
Especialmente se as cenas forem com pouco movimento podemos aumentar o tempo de exposição criando imagens mais claras e sem ruído.
4) Eliminando o flicker do telão
Se observar faixas ou movimentos de linhas na imagem do telão, o conserto também passa pelo ajuste do shutter speed, até uma velocidade em que você observará que as faixas cessaram.