Cinco coisas que você não sabe sobre PTZ
Um fato irrefutável: As PTZ são as câmeras mais utilizadas no momento.
Talvez como consequência da pandemia, onde se exigiu um controle de custos e um distanciamento, as câmeras PTZ vieram a preencher este e outros requisitos da video produção nos dias atuais.
Um equipamento que pode ser operado à distância, e com apenas um operador, reduziu muito os custos de produção.
Encontramos no mercado basicamente três tipos de PTZ, normalmente as classificamos através do tipo de protocolo de controle.
A PTZ serial (normalmente pode ser ligada nos protocolos RS-232 / RS-422 ) apresentam excelente qualidade, o único inconveniente é que não oferecem suporte a streaming nem acesso IP, duas vantagens que as câmeras IP e NDI possuem de sobra.
A melhor relação custo x benefícios de PTZ hoje é sem dúvida as câmeras IP, especialmente os modelos que oferecem streaming, pois há uma infinidade de possibilidades de ligação via software e rede que facilitam demais a instalação e o acesso às imagens via rede.
As câmeras IP que fazem streaming são mais procuradas do que as NDI, que ainda encontram-se num patamar de custo superior.
Vamos lá aos 5 fatos sobre PTZ.
- 1) Com apenas uma PTZ consigo fazer um Streaming para as redes sociais:Alguns modelos de PTZ conseguem fazer streaming, e para quem tem tem budget que cobre apenas uma PTZ, poderá sim começar a fazer streaming.
- Um exemplo, as câmeras SeeOne, e a UV-580, ambas fazem streaming tanto em RTMP quanto em RTSP, e também possuem entrada de áudio; tudo que se necessita para uma transmissão.
- Lembrando que estas câmeras possuem controle remoto que permite controlar até 4 unidades.
- 2) Se eu estiver em uma pequena rede com estas câmeras posso utilizar até o OBS para trabalhar com várias câmeras, mesmo sem o controlador.Uma pequena rede de câmeras IP (com recurso de streaming) pode ser configurada no OBS.
- O OBS possui plugin para controlar as câmeras PTZ, incluindo a possibilidade de fazer vários presets de posicionamento para cada uma delas.
- O segredo aqui é fazer as câmeras fazerem streaming em RTSP e mandar para OBS, e este se encarrega de fazer streaming e até gravação.
- 3) O vMix também consegue controlar câmeas PTZ e nem é preciso falar que também faz streaming para até 3 pontos.
- 4)Podemos misturar câmeras seriais com as novas câmeras IP.Por vezes possuímos uma câmera PTZ serial (com protocolo RS-422 por exemplo), e pretendemos adquirir uma câmera IP.
- Os modelos já mencionados aqui por exemplo possuem tanto a conexão de rede quanto as conexões RS-232 e RS-422, logo uma câmera PTZ IP tem grandes chances de funcionar junto com ela.
- Obviamente neste caso ambas serão utilizadas como câmeras seriais e as vantagens de streaming de rede não poderão ser utilizadas.
- 5) Há determinadas produções em que o controlador físico é indispensável. Sempre é uma facilidade saber que o vMix pode dar conta de executar os presets de movimento das câmeras; entretanto esta alternativa nem sempre é viável.
- Uma produção com muitas câmeras e com tomadas mais dinâmicas faz se necessário.
- Com o avanço das facilidades de utilização de rede tudo indica que equipamentos IP e NDI continuarão a crescer de forma exponencial.
- Especialmente para quem já achou interessante as câmeras IP. Os recursos da tecnologia NDI são ainda mais incríveis.
Agora há um fato extra que precisa ser considerado.
A tecnologia IP e NDI demandam uma estrutura de rede bem robusta e eventualmente um suporte de T.I. atuante.
Especialmente quando se fala em NDI o tráfego de dados é intenso, logo se exigirá uma rede bem estruturada, para que se beneficie desta nova tecnologia.
Acompanhe a Seegma nas redes sociais, todas as quintas um novo vídeo com muito conteúdo para você.