Câmeras de cinema são ferramentas essenciais para qualquer produção cinematográfica, pois o cinema precisa gerar imagens que cativem e prendam a atenção da audiência.
São muitos fatores que diferenciam uma câmera de cinema e que contribuem para atribuir a ela uma qualidade nitidamente superior a qualquer outra. Fatores como tamanho e tipo de sensor, são chave para a captação de detalhes de uma imagem.
Câmeras de cinema são dotadas de features avançadas que possibilitam aos filmmakers capturarem filmes com riqueza de “color grading” , maior range dinâmico e excepcional claridade.
Range dinâmico e color grading
Para quem nunca ouviu falar nos termos color grading e range dinâmico vale ressaltar:
– Range dinâmico é um termo que define a variedade de tons que uma câmera consegue enxergar nas baixas médias e altas luzes. Tomando-se uma escala gradativa de tons de cinza que varia do preto absoluto (0 %) ao branco absoluto (100%), podemos visualizar o número de “segmentos” que há entre eles; estes segmentos são chamados de “stops”. Quanto maior o número de stops se diz que a câmera possui maior capacidade de registrar os detalhes da imagem.
– Color grading é o processo de adequar diferentes mídias, realçar e tratar cores para chegar na intenção artística desejada.
O processo de color grading é fundamental na pós-produção de vídeo e cinema. Pois permite que os cineastas e editores ajustem a aparência visual de uma imagem para transmitir uma determinada atmosfera, estilo ou emoção. Vários aspectos de uma imagem podem ser tratados durante o color grading, incluindo:
- Equilíbrio de cores: incluindo a temperatura de cor.
- Contraste: para garantir que os detalhes nas áreas claras e escuras sejam visíveis.
- Brilho: para ajustar a exposição e garantir o nivel de destaque das áreas mais claras/escuras.
- Saturação: para garantir uma aparência mais vibrante e saturada ou mais desbotada e suave.
- Matiz: para criar os looks desejados e contribuir com a narrativa visual.
- Correção de cores: corrigir quaisquer problemas de cores indesejadas, como uma tonalidade verde causada por iluminação fluorescente.
- Correção seletiva: fazer ajustes em áreas específicas da imagem.
- Filtros e efeitos: adicionar filtros de cor, graduações ou efeitos especiais para criar uma estilização única.
- Gradação de tons: ajustar os tons de pele de forma específica para garantir que os rostos dos atores mantenham uma aparência natural e saudável.
- Efeitos de sombra e luz: aperfeiçoar a iluminação da imagem. Assim adicionando ou removendo reflexos, flares de lente, brilho e sombras de forma controlada.
- Estilo visual: a assinatura do projeto.
Na imagem acima do lado esquerdo a imagem em RAW sem tratamento e, do lado direito, o resultado do processo de color grading.
Para oferecerem um grande range dinâmico as câmeras precisam ser capazes de gravar em codecs especiais, com a menor compressão possível, e melhor ainda, sem compressão (arquivo RAW). Dessa forma, pode viabilizar uma produção de imagens perfeitas, ricas em detalhes. Além de possibilitar a atuação de softwares de color grading.
Marcas que produzem câmeras de cinema
Hoje temos opções incríveis de câmeras de cinema com valores que podem ser facilmente absorvidos em uma produção. Fabricantes como Blackmagic e Canon oferecem câmeras com valores incrivelmente acessíveis considerando que a qualidade oferecida é para cinema. Isto possibilita a pequenas produtoras e produtores independentes conseguirem adquirir uma câmera com qualidade de cinema.
Começando pela Blackmagic, que oferece dentre a sua linha de câmeras para cinema as chamadas câmeras de bolso (pocket cinema câmera da Blackmagic), do tamanho de uma DSLR. Uma Blackmagic Pocket Cinema Câmera 4k, ou Blackmagic Pocket Cinema Camera 6k Pro por exemplo.
As câmeras “pocket” da Blackmagic são as de melhor custo benefício do mercado.
Todos os modelos podem trabalhar com lentes de cinema. Alguns fabricantes de lentes como a DZOFilm oferece lentes de cinema com bocais adequados para todos os modelos de pocket, o que definitivamente deixam estas câmeras sem dever nada para outros modelos mais caros para fazer cinema.
A Canon também fornece alternativas incríveis, como a Canon EOS C70, A EOS R5, EOS R7, EOS R6 MarkII, todas com valores incrivelmente competitivos. Também possui uma vasta gama de lentes, incluindo os modelos cine.
São tantas opções interessantes que é recomendada a consultoria de uma empresa especializada. Pois ela que vai analisar o objetivo do trabalho e indicar a opção mais adequada para cada caso.
Falando em ajuda de uma empresa, saiba que você pode contar com a Seegma para orientá-lo na escolha correta dos equipamentos que mais se adequam ao seu budget e aos seus projetos de videoprodução.