Adicionando celulares à produção como se fossem câmeras
A qualidade da imagem dos celulares atuais, superam em muito a qualidade da webcam interna dos laptops, podemos adicionar celulares ao computador via USB e utilizá-los como câmeras de vídeo, aumentando o número de câmeras na minha produção.
No nosso canal do youtube já postamos algumas maneiras de se utilizar desta característica.
Uma maneira fácil é utilizar o software IPWebcam, com apenas algumas configurações já podemos inserir no OBS este celular como uma Webcam nas nossas produções:
O procedimento completo de configuração e utilização do IP Webcam está neste post do nosso canal:
Outra forma interessante de se fazer é utilizando o software gratuito IVcam.
O grande atrativo desta opção é a quase ausência de lagging.
conforme mostramos em nosso vídeo do canal, no link abaixo, a instalação e configuração do IV cam é rápida e funciona muito bem.
Para os felizes proprietários de iphone também é possível incluir iphone /Ipad utilizando o software da Newtek chamado NDI…
NDI é um recurso muito utilizado hoje para a transferência de áudio e vídeo de computadores em rede para as produções.
Adicionar uma placa de captura ao computador permite multiplicar nossas possibilidades de entradas de vídeo, desde o acréscimo de uma câmera HDMI até a conexão de um switcher que pode encaminhar a saída para esta placa.
Há placas USB 3.0 (inclusive comercializas pela Seegma), que cumprem com maestria a este propósito, inclusive a captura já em 4k.
Com uma placa de captura e recursos como NDI há a possibilidade de adicionarmos várias entradas de vídeo pela rede, inclusive além do OBS, podemos utilizar o vMix, que ampliará ainda mais os horizontes de nossas produções.
Abaixo um link de exemplo de uma placa de captura USB 3.0
Nesta série de postagens (Streaming do Zero), ainda vamos abordar um software muito interessante para quem quer fazer lives e incluir a participação remota de outras pessoas, o Stream Yard, cuja característica principal é a incrível facilidade de utilização.
Lembrando que estas e outras dicas são encontradas no treinamento de Streaming do site da Seegma.