A música proporciona imagens incríveis, com movimentos, luzes e composições únicas, então que tal algumas dicas sobre a fotografia de shows? É isto que você verá neste vídeo, além de várias imagens que produzi ao longo de minha carreira fotografando shows de grandes artistas nacionais e internacionais.
Um dos fatores que assusta muitos fotógrafos iniciantes ao se deparar com a necessidade de clicar um show é o fato de que a fotometria pode ser um pouco imprevisível, devido à grande alternância de luzes. Isso pode ser contornado utilizando um pouco dos automáticos da câmera que agilizam o processo, como o modo de prioridade de tempo de exposição (Tv na Canon, S nas Nikon e Sony).
Outra coisa que ajuda muito é conhecer o artista e as músicas, pois isso coloca você em vantagem por saber antes o que irá acontecer, quando existe um solo, quando há um trecho de destaque na música, quando o cantor vai provocar o público para cantar etc., sabendo isso antecipadamente você pode se colocar antes nas posições para fotografar.
Essas dicas são voltadas para a fotografia, pois para vídeo existem outros aspectos para pensar, de frame rate a movimentos de câmera que coincidam com a velocidade dos fatos no palco, mas hoje estamos falando de fotografia.
Um ponto importante a adicionar, considere também que os comprimentos focais citados no vídeo foram decididos em função do tamanho das casas de espetáculos onde ocorreram os shows, afinal palcos maiores podem demandar comprimentos focais mais longos.
Outro aspecto é que a fotografia de shows não necessariamente se dá só com artistas famosos e grandes palcos, muitos eventos, sociais ou corporativos, contratam artistas da música então estas dicas podem ser úteis em uma infinidade de situações.
Nos vemos em breve, um grande abraço,